Lago Heviz: O maior lago térmico da Europa


O "Lago Heviz" está localizado perto da cidade de Heviz na Hungria, próximo do fim ocidental do Lago Balaton, a cerca de 8 km de Keszthely. É o maior lago térmico da Europa e o segundo maior lago termal do mundo (47.500 metros quadrados de área). Águas quentes em diferentes temperaturas difundem a partir de fissuras sob a superfície da água que se misturam com a água fria do lago para produzir uma temperatura
constante que se mantém durante toda a temporada. A água é rica em ácido carbônico, enxofre, cálcio, magnésio, carbonato de hidrogênio e de substâncias radioativas, que se acreditam ter propriedades medicinais. No centro do lago é uma casa de banho de madeira construída no século 18.

O lago com fundo de turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas), é alimentado por água fria e quente, rico em conteúdo originário de fontes localizadas a uns 40 metros de profundidade da caverna. O fluxo da mola é tão elevado que se repõe completamente o lago a cada 3 dias. A temperatura do lago varia entre 23-25° C no inverno e 33-36° no verão. O efeito curativo do lago acredita-se ser um produto da combinação única de materiais orgânicos e inorgânicos encontrados nas águas.

Comentários